Medicina integrativa
A Terapia Neural é um tratamento baseado no histórico de vida do paciente, iniciado na Rússia, Alemanha e Inglaterra em meados do século XIX, sendo aprofundado nas primeiras décadas do século XX por dois médicos alemães.
A Terapia Neural ajuda na reorganização do organismo de modo que possa surgir uma nova ordem de informação através do restabelecimento do potencial de membrana celular. Esta terapia ajuda o corpo a ativar seus processos de autocura quando há uma desordem no organismo capaz de provocar doença.
Pela terapia neural, existem áreas corporais cronicamente alteradas, que causam danos ou interferência na saúde dos pets – “campos interferentes” – sendo a causa das doenças.
Como a terapia neural é autorreguladora e atua diretamente no sistema nervoso, ao estimular os campos interferentes, reorganiza o funcionamento corrigindo os transtornos e essa área se restabelece e volta à normalidade.
Isso acontece através da aplicação de anestésicos locais diluídos em baixas concentrações em pontos específicos do paciente que podem ser pontos de acupuntura, cicatrizes tóxicas, campos interferentes, via intravenosa, intraperitoneal, em gânglios, dentre outros.
A terapia neural veterinária, é considerada uma terapia integral minimamente invasiva, que trata o organismo na totalidade, e os anestésicos locais possuem ação anti-inflamatória e antimicrobiana, desta forma as indicações incluem inúmeras enfermidades como: reumáticas, neurológicas, inflamatórias, infecciosas, alérgicas, afecções dermatológicas, dores agudas e crônicas, entre outras.