Medicina integrativa
Depois de quase meio século de predomínio da medicina alopática e dos remédios sintéticos, as pessoas voltam sua atenção para os medicamentos naturais. Isto é uma nova consciência buscando o equilíbrio do homem com o meio, diminuindo os efeitos tóxicos dos remédios, substituindo-os pela fitoterapia garantida e testada pelos chás, através dos séculos.
Fitoterapia é uma palavra derivada do grego Phytos therapeia e significa a cura pelas plantas. A base é semelhante à alopatia (medicina convencional), mas sua produção não utiliza produtos sintetizados, as matérias-primas são os vegetais dos quais se utiliza as raízes, cascas, folhas, frutos e sementes. Produtos que em sua composição contenham substâncias isoladas ou mesmo associadas com extratos vegetais, não podem ser considerados fitoterápicos.
Da mesma forma que a fitoterapia humana, a fitoterapia veterinária é utilizada em forma de infusão, decocção, maceração, cataplasma, sumo, chás, banhos, compressas, óleos, extratos, produtos inalatórios e cremes. Tendo os mesmo resultados satisfatórios.
A fitoterapia vem como uma alternativa natural aos alopáticos. Ela diminui os efeitos colaterais provocados pela alopatia e permite tratamentos personalizados segundo o histórico de cada paciente. Que no que lhe concerne, nossos pets podem passar por todo tratamento tranquilamente, deixando sua família humana menos apreensiva.