Medicina integrativa
Acupuntura é uma técnica terapêutica desenvolvida na cultura oriental, e faz parte da Medicina Tradicional Chinesa – MTC, que engloba outras técnicas.
Para a MTC, a doença é resultado da interação de um agente causador e o indivíduo, que traz desequilíbrio para o organismo. E é nesse campo em que atua o MTC, equilibrando as funções orgânicas e a relação do corpo com o meio externo. Para o MTC a saúde depende da genética e de fatores externos como nutrição, hábitos de vida, clima, qualidade do ambiente entre outros.
Enquanto no Ocidente utiliza-se a abordagem científica, os chineses utilizam o yin e o yang, que representam ideias contrárias, complementares e opostas. Dentro desse princípio, a boa saúde acontece quando os opostos (yin e yang) se afrontam e se repelem, criando um equilíbrio dinâmico proporcionando desenvolvimento e formação. O desequilíbrio entre essas energias acarreta a doença.
A acupuntura atua no reequilíbrio do yin/yang e manutenção energética do organismo, através da estimulação por agulhas em pontos situados na superfície do corpo por onde flui a energia dos órgãos internos e meridianos, conforme a medicina oriental. Elas promovem a regulação da insuficiência e excessos de energia nos pontos restabelecendo o equilíbrio energético e promovendo a saúde.
A acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como técnica terapêutica, é escolhida para diversas indicações, sendo para alívio da dor. Os chineses têm usado esta importante técnica para aliviar a dor cirúrgica em pacientes humanos desde o final da década de 1950, em animais, os chineses usam acupuntura para dor desde a década de 1970, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em meados da década de 1980.
A dor é um alerta protetor do corpo que não pode ser negligenciado, pois pode levar a consequências indesejadas se não for controlada.
A acupuntura atua principalmente no sistema nervoso, o qual consegue regular o organismo promovendo o equilíbrio em caso de desordens orgânicas.
Essa autorregulação acontece na rede neural, o que possibilita que a acupuntura por agulhas finíssimas faça essa estimulação. Em termos ocidentais, a acupuntura é uma terapia onde o cérebro responde aos estímulos manual ou elétrico dos nervos através da inserção de agulhas em pontos específicos que liberam várias substâncias, possibilitando restabelecer o equilíbrio do organismo.
A utilização das agulhas (acupuntura manual) é uma das formas de estímulo, entre elas destacam-se:
Além de promover o alívio da dor, com o tratamento realizado através da acupuntura, vem se reduzindo consideravelmente a quantidade de medicamento utilizada, garantindo um tratamento que raramente é contraindicado.
A acupuntura está dentre as terapias complementares para alívio da dor, a que se mostra mais eficaz: ela traz o sistema nervoso do animal a um estado de equilíbrio.
Entretanto, esse é apenas um dos efeitos e benefícios da acupuntura. Por sua capacidade “estimuladora”, ela traz uma série de outros como: analgesia, recuperação motora, normalização das funções orgânicas, modulação da imunidade e endócrina, ativação de processos regenerativos, auxilia nas disfunções reprodutivas e neurológicas, emergências anestésicas, etc.
O estímulo proporcionado pela acupuntura, ativa repetidamente os sistemas fisiológicos de inibição da dor e regula e treina o organismo a continuar essa atividade, mantendo o efeito da terapia a longo prazo.